quarta-feira, 1 de outubro de 2014

25 anos - Bar do João Piracicaba


Tradicionalíssimo.
Assim poderemos definir com justiça o Bar do João em Piracicaba, porém, entendendo-se que o lado tradicional está exatamente no que toca os seus frequentadores.
Não se pode pensar que, por ser tradicional, estamos falando de um ponto parado no tempo e totalmente preso às suas tradições, mas sim de um ponto que atrai velhos e novos clientes pelos mesmos motivos de sempre:
  • A cerveja bem gelada
  • A música ao vivo dos finais de semana e feriados
  • Os saborosos lanches, porções e salgadinhos
  • Os velhos amigos e a imensidão de novas pessoas em busca de novas amizades
  • O tradicional atendimento franco e cortês
  • As mesas na calçada, ou aquela figura interessante que certamente poderá sempre ser encontrada lá
  • O público jovem atrás de paquera, ou os/as atendentes atenciosos, simpáticos e prestativos prontos para lhe servir
  • Ou, qualquer outro motivo mais que sempre lhe fará voltar ao Bar do João e comentar com outros amigos que passarão a frequentá-lo também
Por detalhes isolados um empreendimento não se manteria no mercado por tanto tempo sendo referência como ponto de encontro de milhares de pessoas.
Seu público diversificado começa a se reunir no happy hour e segue noite a dentro desfrutando das delícias oferecidas em um vasto cardápio que vai desde um bom papo sobre futebol, desde que não se fale mal do São Paulo, até um bom papo cabeça com direito a desfile pelas mais diversas linhas de pensamento.
A diversidade cultural também é ponto a se destacar, uma vez que suas influências são marcantes e claramente expressas em todo contexto ao observar o público que ali frequenta.
A liberdade de ser, estar, se vestir, pensar, agir ou se postar é totalmente defendida no local, tendo como limite, somente a ordem e o bem-estar.
A regra é ficar à vontade e aproveitar o ambiente e local.
Passando-se na frente do bar, você deparará com uma fachada de um local comum, inicialmente sem grandes atrativos, apenas mais um bar.
O maior pecado que poderá estar cometendo nesse momento será não parar, entrar e conferir e, se possível, até sentar para degustar uma bebida, lanche ou porção que lhe permita aproveitar o tempo e sentir o ambiente.
Facilmente o visitante se espanta ao adentrar o ambiente e identificar em seu interior um salão com palco e espaço interessante que, quando da execução de música, fica totalmente tomado pelos frequentadores do bar e pelos seguidores das bandas que lá se apresentam.
Muito rapidamente à frente do bar vai se formando grupinho de amigos dividindo cervejas, porções, conversas e descontração e, à medida que vão chegando, outros grupos vão se formando e quando você menos espera... lá está a áurea do Bar do João instaurada e pairada no espaço.
Muita gente rindo, falando, bebendo, paquerando e gente chegando e garçons servindo e você?
Você ali no meio rapidamente enturmado conversando com não se sabe quem, mas sabendo muito bem o porquê... Porque você está no Bar do João.
Simples assim.
Após algum tempo frequentando o local, você já será reconhecido e chamado pelo nome, uma característica interessante que ali impera e faz com os clientes - preferenciais por assim quererem ser, pois ser chamado pelo nome destaca que sua preferência está sendo notada e respeitada - sintam-se à vontade e voltem sempre.
Você poderá retirar sua bebida no balcão ou ser servido pelos garçons e consumi-la no interior do bar ou na rua, mas não deixe de depositar o vasilhame em alguma das caixas para esse fim cuidadosamente distribuídas pelo local.
Musicalmente dizendo-se, o local é totalmente eclético o que também colabora para a diversidade dos frequentadores e para com esse movimento eclético de integração que ali se promove.
Inicialmente o Bar do João era amplamente frequentando por estudantes.
Estudantes dos mais diversos níveis de graduação e, obviamente, logo imagina-se: "Um ponto frequentado por estudantes não pode ser um local com valores exorbitantes" o que reflete uma clara verdade e demonstra um motivo interessante demais para experimentar.
O tempo passou, os estudantes concluíram os estudos e muitos deles ainda continuam a frequentar o bar e aproveitar do ambiente familiar ali encontrado e desenvolvido.
Após tanto tempo de estrada, certamente - e isso é algo que não posso afirmar, mas sim imaginar - já existem filhos daqueles que ali frequentaram, passeando hoje pelo local.
As inovações vieram, muita coisa nova é oferecida, mas o velho jeitão de ser que sempre encantou seus frequentadores continua intacto.
Para finalizar destaco o ponto marcante da tradição do local: A marca visual que reflete "a cara" do João e é claramente identificada assim que o visualizam e comparam com o desenho.

Parabéns!

25 anos de sucesso é para poucos e melhor ainda quando sabemos que não parará por aí.


Acompanhe a programação do Bar do João Piracicaba através de sua página nas redes sociais. 
Não deixe de visitar o bar na Rua Morais Barros, 376, para comemorar com o João o aniversário do Bar, aproveite e deixe um comentário aqui em nosso post destacando o que mais lhe chamou a atenção por lá.





AS FOTOS APRESENTADAS NESSA POSTAGEM FORAM EXTRAÍDAS DO PERFIL DO BAR DO JOÃO NO FACEBOOK